A Postobón moderniza as suas operações com a adoção de iluminação LED

Tecnologia LED

  • Com aproximadamente 226 luminárias instaladas, a GE Lighting integrou o desenho, a economia energética e a qualidade de iluminação na fábrica da Postobón, localizada no município de Malambo, Atlántico.
  • A unidade de produção da Postobón, encarregada de abastecer em grande parte a região caribenha do país e os mercados de exportação da empresa, reduzirá em 57% o seu consumo de energia em iluminação com a tecnologia GE.

Bogotá, setembro de 2013 – A Postobón inaugura uma nova unidade no município de Malambo e, para abrir da forma mais elevada possível, optou por iluminar o espaço com tecnologia LED de vanguarda. O sistema de iluminação está relacionado com a tendência mundial na busca de soluções energeticamente eficientes e mais sustentáveis, que oferecem grandes benefícios para o negócio e para o município, especialmente em termos de economia de energia. “Para nós, era fundamental contar com uma marca que pudesse garantir uma excelente qualidade do produto e, precisamente, foi isto que a GE Lighting nos proporcionou. Tínhamos necessidade de modernizar o sistema de iluminação da fábrica e, indubitavelmente, a fabricação, os acabamentos e o resultado final que a GE nos proporcionou foram significativos para a empresa”, assegurou Carlos Andrés Medina, Engenheiro de Serviços da Divisão Nacional de Equipamentos e Montagens da Postobón. 

Local:

Bogotá, Colombia Ver no mapa

Mapa


Data: 2014

GE Lighting como geradora de soluções amigáveis para o meio ambiente

O projeto de iluminação para a unidade de produção da Postobón foi desenhado segundo um modelo já existente de iluminação convencional, o que significou grandes desafios em termos de adaptação para a tecnologia LED. Além disso, agora a unidade conta com todos os benefícios que esta luminária representa, como uma economia significativa de energia, um maior conforto visual, um maior desempenho fotométrico das luminárias, o que garante uma maior uniformidade de iluminação nos espaços, cumprindo com as densidades de potência e eficiência em carga energética, entre outros. 

Para integrar o sistema de iluminação da fábrica de bebidas, foram necessárias 226 luminárias LED, que garantem uma economia de energia de 57%. Entre as zonas da unidade que sofreram intervenção, encontram-se as de estacionamento de automóveis e caminhões, áreas livres e as zonas de tratamento de águas residuais; estas áreas contaram com a tecnologia Cobrahead R150 Roadway, da linha ERMC, com potências de 157 w e 95 w e Evolve LED Area Light, da linha EAMM, de 152 w e 202 w, a qual é especializada na iluminação uniforme em locais públicos, industriais e comerciais. 

As luminárias de referência Cobrahead foram utilizadas nas passagens de pedestres, nas áreas de trânsito e nas zonas administrativas da unidade; estas são as mesmas que se costuma utilizar na iluminação pública, por seu tipo de fotometria. Igualmente, as Evolve LED Area Light ou luminárias de área, são utilizadas geralmente em espaços abertos e áreas grandes, como é o caso dos estacionamentos de caminhões, nas zonas de tanques e na unidade de tratamento.
 
“Na Colômbia, preocupamo-nos em contribuir para o desenvolvimento tecnológico do país, o que deve estar em consonância com o crescimento sustentável. O sofisticado desenho LED, além do avançado sistema tecnológico deste tipo de luminárias, é ideal para clientes como a Postobón, para a qual o uso de soluções energeticamente eficientes é a chave para gerar economias e converter economia na conta de energia elétrica em novos investimentos para a unidade”, afirmou Mariela Mijares, Gerente Geral GE Lighting para Venezuela, Colômbia e Equador. 

A unidade de Malambo em cifras

Na implementação das luminárias LED na unidade de produção industrial da Postobón, foram investidos 120 mil dólares, cerca de 240 milhões de pesos colombianos; entretanto, em um primeiro momento, foi feita uma venda adicional de 15 mil dólares de tubos T5 e balastros, que são equipamentos de alto desempenho, utilizados para a iluminação interna. No que se refere ao custo em implementação da tecnologia LED, a GE ofereceu um preço competitivo, o que significa que o retorno do investimento não vai superar dois anos. 
  
Antes de iniciar o projeto, foi feita uma proposta fotométrica na qual foi possível identificar as cargas e, desta forma, foi obtida uma redução importante de luminárias nas zonas exteriores do projeto, como nos estacionamentos, na zona perimetral da unidade, na zona de carga, nas vias de acesso, entre outros, o que significou uma economia de energia e de infraestrutura a instalar, como os postes de luz, o cabeamento elétrico e as ligações a partir da rede pública. 

Além dos benefícios de iluminação já mencionados, a tecnologia LED apresenta um índice de reprodução de cor de 70% frente aos 22% de cor produzidos pela iluminação tradicional à base de sódio, o que gera uma maior agilidade visual para identificar objetos, pessoas e situações que acontecem no ambiente. No que se refere à manutenção do sistema, a luminária LED tem una vida útil de aproximadamente 100 mil horas de operação, o que garante que não será necessário ter que trocar prematuramente as lâmpadas e os balastros. 

Uma solução produto de uma aliança estratégica

Neste projeto, a GE Lighting trabalhou em aliança com o seu sócio comercial na Colômbia, Lumen S.A.S, empresa que há 25 anos é parte fundamental de muitos dos projetos estratégicos em iluminação para o país. “O departamento de engenharia da Postobón nos pediu que apresentássemos um projeto novo, com os produtos LED da GE para exteriores e, com base nisto, realizamos o desenho de iluminação. Superamos as expectativas com relação à uniformidade e ao impacto visual da unidade, a qual agora conta com um ambiente mais agradável e mais seguro para os funcionários”, afirmou Luis Miguel González Londoño, Gerente Geral da Lumen S.A.S.

Quanto à eficiência energética, garantiu-se que a densidade da potência de iluminação para as zonas iluminadas com luminária LED estivesse dentro dos parâmetros de RETILAP estabelecidos de densidade de potência (lúmenes/watts). Igualmente, esta tecnologia não gera nenhum impacto para o meio ambiente, uma vez que reduz a produção de energia por parte das unidades geradoras, consideradas grandes emissoras de CO2. 


Sobre Malambo

O município de Malambo está localizado junto ao Rio Magdalena, faz parte da área metropolitana da cidade de Barranquilla, e já conseguiu se posicionar como um dos centros mais importantes para a instalação de empresas industriais. Conta com cerca de 190.000 habitantes, dos quais 96 por cento correspondem aos residentes na parte urbana e os três por cento restantes à população dedicada ao campo em diferentes divisões administrativas do setor. Na fábrica que está instalada no município, aproximadamente dez por cento dos custos da unidade são energéticos, o que representa uma economia significativa em custos e, adicionalmente, evidencia o compromisso da Postobón e da GE Lighting pela geração de sistemas de iluminação que respondam às exigências normativas em matéria de iluminação.


Ficha técnica do projeto:  

• Nome do projeto: Unidade Postobón “Malambo” 
• Cliente: Postobón 
• Localização: Barranquilla – Malambo 
• Arquiteto: Postobón, engenheiro de equipamentos e montagens Carlos Andrés Medina Zarama, GE: equipe de projetos, equipe de desenho, equipe comercial e de especificação.  
• Promotor: Carlos Andrés Medina Zarama, engenheiro de equipamentos e montagens para Postobón.   
• Assessor de iluminação: Lumen S.A.S
• Tipo de luminárias: LED
• Área total: 49 800 m2
• Investimento: 120 mil dólares, 240 milhões de pesos colombianos e venda adicional de 15 mil dólares de tubos T5 e balastros
• Ano: 2012


Sobre a GE Lighting
Com o vigor de seu fundador, Thomas Edison, A GE Lighting inventa e desenvolve soluções energeticamente eficientes e mais sustentáveis, que transformam o modo com que as pessoas iluminam seu mundo tanto nos setores comerciais, como industriais, públicos e residenciais. A companhia emprega 17.000 pessoas em mais de 100 países, e comercializa produtos baixo as marcas registradas da GE, Energy Smart para o consumidor residencial; e Evolve, GTx, Immersion, Infusion, Lumination e Tetra, para o setor comercial.  Por mais informação ingressar em www.gelighting.com.

Informações para a imprensa
Nome do contato: Andrés Bayona
Nome da agência: Dattis
Telefone: 31 0578-0814
E-mail: andresbayona@dattis.com


Registre-se

Preference Center

Registre-se hoje para receber notícias, ofertas de produtos e tendências da indústria da GE Lighting.

Registre-se Hoje

Fale conosco

Tem alguma dúvida? Entre em contato e deixe nossa equipe te ajudar!

Fale conosco