Sound Profile

Veja Isso! Essas Lâmpadas Urbanas “Inteligentes” Podem Ouvir Tiros, Pedir Ajuda

Out 5, 2015 por Tomas Kellner


As cidades de San Diego e Jacksonville estão testando um sistema de “iluminação inteligente” utilizando lâmpadas com sensores embutidos conectados à Internet Industrial com a habilidade de monitorar o tráfego, receber avisos sobre o clima e até mesmo encontrar vagas em estacionamentos. O crime pode ser o próximo nesta lista.

A GE Lighting, que projetou o sistema de iluminação, e a SST, Inc., uma desenvolvedora de detecção de disparos de arma de fogo e tecnologia de localização, assinaram um memorando de entendimento para implantar sensores ShotSpotter e software da SST como uma opção do conjunto de tecnologia inteligente da GE para cidades. Os sensores acústicos e o software dariam às lâmpadas urbanas a habilidade de detectar disparos de arma de fogo em tempo real, ligar para o serviço de emergência, alertar carros de patrulha policial, e smartphones com a localização precisa de um incidente, o número de atiradores, disparos efetuados e outros tipos de inteligência valiosos.

Sound Profile

O ShotSpotter utiliza sensores múltiplos de colaboração e software para localizar um disparo. Seus algoritmos podem determinar se o barulho foi emitido por uma arma de fogo, uma exibição de fogos de artifício ou o escapamento de um carro. Créditos do GIF: SST, Inc.


“Nós entramos em uma área em que a iluminação é muito mais do que apenas luz,” diz Rick Freeman, gerente global geral dos dispositivos inteligentes da GE Lighting. “O ecossistema que estamos construindo com nossa solução Ambientes Inteligentes para Cidades está transformando a iluminação das ruas no cérebro analítico da vida urbana, e este memorando com a ShotSpotter oferece mais uma opção para as cidades desbloquearem os novos benefícios em potencial para as equipes de suas cidades e seus residentes.”

Acoustic sensors and GE software

Os sensores acústicos SST e o software da GE podem dar aos postes de rua a habilidade de detectar disparos de arma de fogo em tempo real, conectar o serviço de emergência e alertar os carros de patrulha da polícia. Crédito da imagem: GE Lighting.


Apenas um em cada 10 incidentes com armas de fogo são reportados ao serviço de emergência, de acordo com dados do SST e o Índice Nacional de Armas de Fogo. Mesmo quando o incidente é relatado, às vezes é tarde demais e a informação é imprecisa.

Os sensores ShotSpotter já estão em ação em mais de 90 cidades, incluindo Nova York, Washington e Sacramento na Califórnia. San Francisco, por exemplo, relatou uma diminuição de 50% em incidentes violentos com armas de fogo desde a implantação do ShotSpotter como parte da estratégia de combate à violência, diz Ralph A. Clark, presidente e CEO da SST.

GE Intelligent Cities

O sistema de Ambientes Inteligentes para Cidades da GE fornece às cidades a habilidade de monitorar o tráfego, receber notificações sobre o clima e até mesmo encontrar uma vaga de estacionamento. Crédito da imagem: GE Lighting.

O ShotSpotter utiliza sensores múltiplos de colaboração e software para localizar um disparo. Seus algoritmos podem determinar se o barulho foi emitido por uma arma de fogo, uma exibição de fogos de artifício ou o escapamento de um carro. Uma vez validado, o sensor emite um alerta em tempo real aos serviços de emergência, pontos de segurança pública e diretamente à equipe de campo através de qualquer dispositivo móvel com acesso à internet.

“O ShotSpotter é uma ferramenta comprovada que ajuda cidades ao redor do país a endereçarem o problema da violência com armas de fogo,” diz Clark da SST. “Esta parceria com a GE irá acelerar a adoção dessa tecnologia em outras cidades ao integrar nossa solução em infraestrutura existente de uma maneira mais completa.”

Fale conosco

Tem alguma dúvida? Entre em contato e deixe nossa equipe te ajudar!

Fale conosco