Vamos além pela Terra

Economia de energia pode evitar o agravamento do aquecimento global

No dia da Terra, saiba como reduzir o consumo de eletricidade ao escolher uma iluminação doméstica mais eficiente.



São Paulo, 22 de abril de 2014 – A cada ano vemos mais desastres causados pelo aumento acelerado da temperatura do ar e dos oceanos, por meio do tão conhecido fenômeno denominado aquecimento global. Neste Dia Internacional da Terra, todos podemos minimizar esses impactos. combatendo o alto consumo de energia elétrica. Dados do Balanço Energético Nacional (BEN) indicam que o Brasil foi, em 2010, um dos dez países com maior consumo de energia no mundo.

A crescente demanda eleva a necessidade de expansão das duas maiores fontes de produção de energia: as usinas hidrelétricas, que tem grande impacto ambiental, e as termelétricas, que trabalham com a queima de combustíveis fósseis, como carvão, óleo e gás natural, gerando gases que retém o calor na superfície terrestre.

Saber escolher a iluminação de sua casa é uma dica que, além de reduzir o consumo de energia, também pode ajudar a economizar dinheiro e contribuir com o meio ambiente. As lâmpadas fluorescentes usam 80% menos energia que as incandescentes – que, não à toa, estão em processo de extinção do mercado – para produzir a mesma quantidade de luz. Essa substituição pode evitar a emissão de 150 quilos de dióxido de carbono por ano.

As lâmpadas halógenas também são uma alternativa. Contam com o mesmo brilho das incandescentes e permitem economizar até 30% de energia. Além disso, não têm mercúrio, elemento químico tóxico que pode contaminar a água e o solo.

Soluções de iluminação com cores brancas (alta temperatura) são ideais para locais onde executam-se tarefas, como a cozinha ou o banheiro. Quanto mais amarela é a luz, maior é a sensação de aconchego no ambiente. Escolher a temperatura de cor é uma opção permitida pelas lâmpadas compactas integradas Energy Smart e a nova linha GE Basic da GE Lighting, que ainda proporcionam uma economia de até 80% no consumo de energia elétrica.

Em relação à vida útil estimada das lâmpadas, as incandescentes podem durar mil horas, ou cerca de um ano, enquanto um sistema de LED atinge 25.000 horas ou mais, reduzindo a frequência necessária para substituir as fontes de luz e economizando cerca de 90% de energia.

Além da iluminação, outras ações podem ser tomadas para reduzir o consumo de energia, como comprar apenas equipamentos com o selo Procel de Economia de Energia e evitar o uso de equipamentos de alto consumo, como ferro de passar roupa e chuveiro elétrico, nos horários de pico – entre 18h e 21h. Se todos fizerem sua parte, podemos melhorar o nosso planeta.


Fale conosco

Tem alguma dúvida? Entre em contato e deixe nossa equipe te ajudar!

Fale conosco